O projeto europeu foi aprovado no mês de junho de 2018, pelo programa ERASMUS PLUS, uma parceria estratégica na área do Ensino Superior denominada "Formar estagiários - Formar futuros formadores em proteção radiológica e tecnologia nuclear" que será coordenada na UBI pelo LABEXPORAD da UBImedical.
As necessidades atuais e futuras do mercado na indústria nuclear são enormes para engenheiros nucleares qualificados, tecnólogos, profissionais de proteção contra radiação e especialistas em proteção contra radiação. Por exemplo, até 2020, mais de 100 reatores nucleares serão paralisados na Europa e prevê-se que o número aumente 8% ao ano. Muitos profissionais precisam ter formação no contexto de trabalho. Além disso, noutros setores, foi iniciada uma transição para a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento da Sustentabilidade (ODS), uma série de objetivos acordados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 25 de setembro de 2015.
O principal objetivo do projeto é desenvolver "formação avançada internacional em tecnologia nuclear e proteção radiológica" através da conceção de módulos interativos de ensino à distância e módulos presenciais / laboratoriais. Os atuais e futuros alunos de engenharia nuclear vão começar as suas carreiras neste mundo em transição e desempar um papel importante como especialistas em proteção radiológica, futuros formadores e professores, supervisores e / ou consultores em proteção radiológica em todas as indústrias. Assim, esta iniciativa surge como uma plataforma estratégica para proporcionar a aprendizagem e atualização necessárias através da conceção e implementação de um programa de formação na área nuclear que seja atrativo e adequado aos objetivos de desenvolvimento da sustentabilidade (ODS).
O projeto tem parceiros como Haute Ecole Bruxelles-Brabant (Bélgica), Universiteit Hasselt (Bélgica), UBI (Portugal), Universitat Politecnica de Valencia (Espanha), Universita di Bologna (Itália), Hochschule Mannheim University of Applied Sciences (Alemanha) , Universidade Técnica Tcheca em Praga (República Tcheca) e Comissão Grega de Energia Atômica (Grécia). Na UBI, o projeto está sob a alçada do LABEXPORAD, sob a coordenação da Professora Sandra Soares.