TRAIN THE TRAINEES – Train future trainers in radiation protection and nuclear technology

O “Train the Trainees” é um projeto europeu baseado numa parceira estratégica na área da Educação Superior, que vai de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, facilitando a entrada no mercado de trabalho aos estudantes da tecnologia nuclear e da proteção da radiação, munindo-os de competências e conhecimento que permite que estes se tornem em bons formadores no futuro. Em Portugal é coordenado na UBI, pelo LabExpoRad sediado na UBImedical.

As necessidades atuais e futuras do mercado na indústria nuclear são enormes para engenheiros nucleares qualificados, tecnólogos, profissionais de proteção contra radiação e especialistas em proteção contra radiação. Por exemplo, até 2020, mais de 100 reatores nucleares serão paralisados na Europa e prevê-se que o número aumente 8% ao ano. Muitos profissionais precisam ter formação no contexto de trabalho. Além disso, noutros setores, foi iniciada uma transição para a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento da Sustentabilidade (ODS), uma série de objetivos acordados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 25 de setembro de 2015.

Esta nova abordagem metodológica inovadores permite que os indivíduos desenvolvam as suas competências nesta área de estudo e que estes consigam disseminar esse conhecimento e competências com outros indivíduos e com outas instituições, sendo que este projeto junto de um limitado número de indivíduos, irá depois atingir um maior público à medida que o conhecimento é disseminado.

Parceiros