Health Cup 2020 – Capital Semente UBImedical


Mais duas startups premiadas!

A 1 de outubro uma nova edição da competição do Capital Semente da UBImedical - Health Cup aconteceu online. Das seis equipas participantes, cinco apresentaram as suas ideias ao júri –Manuel Lemos, Miguel Castelo-Branco, Ana Paula Duarte e Dina Pereira.

Apesar de todos os projetos terem qualidade e maturidade, o júri premiou duas equipas como regulamentado - CovidSight e Tox et al.

CovidSight é uma ferramenta tecnológica que utiliza câmaras com algoritmos de visão computacional, para verificar automaticamente o cumprimento das normas de segurança do COVID-19, impostas por entidades governamentais, sem intervenção humana ou equipamentos não confiáveis. Além disso, a ferramenta é capaz de detetar temperatura, distância entre pessoas e uso de máscara. A equipa está já a fazer um piloto em Lisboa, que está a ter óptimos resultados. A equipa é composta por 4 estudantes da Universidade da Beira Interior: Vasco Ferrinho Lopes, Bruno Manuel Degardin, João Gaspar Ramôa Gomes e Nuno José Matos Pereira.

A equipa Tox et al. é composta por 2 professores e 3 estudantes, Dr. Ana Sousa, Dr. Ramiro Pastorinho, Susana Coelho, Rafael Barros, Celso Ferraz. Este projeto tem como foco o uso de modelos de toxicidade para a análise e avaliação de riscos ambientais de matéria prima e produtos da indústria.

Estas duas equipas receberão € 5.000 e 1 ano de incubação gratuita na UBImedical. Esta incubação gratuita engloba mentoring e coaching, aconselhamento, apoio nas candidaturas a financiamento, reuniões com investidores, consultoria em propriedade intelectual e apoio na elaboração do plano de negócios. Este ano, e como a UBImedical coordena o projeto Europeu BIO-ALL, as duas equipas terão a oportunidade de participar no programa internacional de aceleração BIO-ALL, um programa para apoiar o scale-up e crescimento de startups no setor da biosaúde.