DoMInG e Nomad-e foram os vencedores do Health Cup 2021 – Saúde Inteligente a dar cartas!


A Pitch Competition do Health Cup realizou-se pelo 3º ano consecutivo, no passado dia 13 de dezembro pelas 14 horas, no edifício da incubadora UBImedical | UBIExecutive, da Universidade da Beira Interior. O Health Cup é um concurso de capital semente que visa apoiar equipas que pretendam criar empresas nas áreas da saúde e das ciências da vida e implementar-se na UBImedical|UBIExecutive, premiando projetos inovadores nestas áreas.

As 6 equipas a concurso (Gymtime GO, DoMInG, Med n’Go, Nomad-e, Pawdin e Plenitude) apresentaram iniciativas desafiadoras, designadamente na área das redes sociais gamificadas de promoção da saúde física e mental com recurso a inteligência artificial, sistema integrado de informação para cuidadores formais e informais, automatização de venda de fármacos, plataforma integral de portabilidade de informação clínica, sistemas de monitorização dos sinais vitais dos animais de estimação, bem como o desenvolvimento de metodologias de Melhoria da qualidade de vida baseado em mindfulness. A seleção dos vencedores foi feita por um júri foi composto pelo Professor Doutor José Páscoa, Vice-Reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade da UBI, Dra. Gina Rocha do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação/Guarda e Doutora Dina Pereira, Gestora da UBImedical.

As equipas vencedoras foram a DoMInG (ex-alunos da UBI em Ciências Farmacêuticas), que apresentou uma solução para a aproximação dos familiares às informações clínicas e de bem-estar de idosos institucionalizados, e a equipa Nomad-e (investigadores da UBI, já premiados com um Startup Visa), que trouxe a concurso uma solução que pretende a portabilidade de informações clínicas de nómadas digitais. Ambas as equipas arrecadaram um prémio de 5 mil euros cada e um ano de pré-incubação/aceleração no ecossistema empreendedor da UBImedical|UBIExecutive.