O projeto EcoAction pretende alavancar os modelos de conhecimento empresarial e de inovação das instituições através de uma aliança geográfica e economicamente variada de cinco universidades cooperantes e duas empresas líderes de transferência de tecnologia. O projeto, baseado num conjunto metódico e estruturado de conceitos comprovados na prática, reforçará as competências empresariais das universidades participantes e dinamizará centenas de empresas através do seu cruzamento e interligação diretos na área de influência da parceria. Em conjunto, os objetivos estratégicos interligados - melhorar a excelência institucional, facilitar de forma eficiente as empresas e as empresas em fase de arranque e alargar o impacto à região - irão potenciar a influência para além do ecossistema local.
Ao pôr em prática as diferentes competências e experiências dos parceiros das instituições de ensino superior (IES), o projeto EcoAction multiplica o conjunto de ferramentas disponíveis para a cooperação prática com a indústria em cada IES (plataforma EcoFit). O envolvimento dos gabinetes de transferência de investigação e dos parceiros associados proporciona uma forte experiência prática de envolvimento da indústria, garantindo a capacidade do projeto EcoAction para planear e executar a sensibilização e o diálogo com as pequenas e médias empresas (PME) com os melhores resultados. Ao enquadrar a cooperação no contexto explícito da inovação e do envolvimento do espírito empresarial (Fórum de Intercâmbio de Ideias), o Plano de Ação para a Visão da Inovação (IVAP) põe em ação o potencial do triângulo do conhecimento inerente à conceção do consórcio.
O programa de formação do projeto EcoAction estende a aprendizagem aos estudantes através de nuggets de aprendizagem empresarial, eventos de ideação e apresentação de propostas e melhoria da cooperação estudante-indústria através da partilha de melhores práticas. As capacidades de investigação e desenvolvimento dos parceiros, que beneficiam as PME e a cooperação em matéria de inovação industrial, são utilizadas na educação e na investigação. Todos os parceiros estão envolvidos em todos os pacotes de trabalho do IVAP para fornecer a melhor base possível para a aprendizagem transformacional.
Com o objetivo final de reforçar a integração e a contribuição das IES para os ecossistemas de inovação, o projeto promoverá uma abordagem mais ponderada para ajudar ao sucesso da região. Ao incentivar uma cultura e uma mentalidade empresariais, as pessoas serão inspiradas a transformar e catalisar os seus conhecimentos e competências em valor social tangível - em conformidade com a visão da Iniciativa IES do EIT.
Por último, o projeto beneficiará grandemente a comunidade do EIT, que envolve decisores políticos, viveiros de empresas e representantes do ambiente empresarial em geral.
Parceiros
Este projeto recebeu financiamento da União Europeia