As regiões mediterrânicas já enfrentam uma escassez significativa de água. O elevado número de atividades turísticas durante os meses de Verão exerce uma pressão adicional sobre as limitadas reservas de água, em detrimento da agricultura. Prevê-se que o crescimento da população, a alteração dos padrões de consumo alimentar e as alterações climáticas intensifiquem as pressões. Esta situação exige tecnologias de irrigação mais eficientes e sustentáveis que sejam amplamente aplicáveis aos pequenos agricultores. Devem ser soluções simples e de baixo custo que otimizem a utilização dos recursos naturais e o rendimento, mesmo em pequena escala. O MED-WET fornece essas soluções para melhorar a eficiência da irrigação, bem como para aumentar a disponibilidade de água doce através da exploração de fontes de água não convencionais. As nossas soluções selecionadas são soluções de baixa tecnologia, de baixo consumo energético e fáceis de operar, utilizando materiais baratos, disponíveis localmente e naturais, orientadas para a viabilidade financeira.

O MED-WET desenvolve novas tecnologias de irrigação e de captação de água especificamente para os pequenos agricultores, bem como para os educar, a eles e a outras partes interessadas, sobre as opções de eficiência hídrica, para além das soluções únicas. A ação também melhora a situação das mulheres, que são a população mais envolvida em atividades agrícolas de pequena escala nos países do Sul do Mediterrâneo, através da sua participação em workshops de capacitação e educação.
O MED-WET estabeleceu um consórcio de parceiros com a competência, o compromisso e a visão para cumprir os requisitos deste projeto. O consórcio é composto por 5 universidades, 1 RTO sem fins lucrativos e 2 entidades públicas de 3 países Europeus e 2 do Norte de África, composto por especialistas em ciências agrícolas, engenharia, ciências ambientais, negócios e empreendedorismo e política.

Parceiros

Este projeto recebeu financiamento da União Europeia